Etiqueta de eficiência energética

  • Por Fernanda Coletti
  • Publicado 5 anos atrás

Você conhece as etiquetas de eficiência energética de produtos? Só ao saber quais são os produtos mais eficientes, você pode comprar de forma inteligente e consciente!

Vamos detalhar neste artigo as diferentes etiquetas de eficiência energética no Brasil.

No Brasil, em princípio existem duas etiquetas disponíveis no mercado de eficiência energética de produtos: As Etiquetas do Inmetro e do Procel. Os dois são rótulos informativos sobre a eficiência energética e outras características dos equipamentos domésticos.

Mas o que significa eficiência energética? A eficiência energética é definida como a energia gasta para alcançar um resultado específico, tal como iluminar um espaço ou aquecer a sua casa. Por exemplo, o aquecimento: a quantidade de energia necessária depende do isolamento da sua casa ou do desempenho do seu aquecimento. Isto porque uma parte dessa energia sempre é perdida para o meio ambiente. Dependendo da quantidade de energia que você precisa gastar para atingir uma determinada temperatura, o processo pode ser mais ou menos eficiente. Isso significa que um determinado equipamento e/ou sistema pode ser considerado mais eficiente se consumir menos energia para oferecer o mesmo resultado.

É importante saber isso, porque só com um produto mais eficiente é possível fazer uma compra inteligente. Uma compra inteligente significa comprar um produto que consome menos energia, tem menor impacto no meio ambiente e, por fim, custa menos.

Como mencionado, as etiquetas do Inmetro e do Procel são uma grande ajuda.

A Etiqueta Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) se chama Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), e classifica os produtos em faixas coloridas que variam da mais eficiente (A) à menos eficiente (de C até G, dependendo do produto) em relação ao consumo de energia. Dependendo da categoria do produto, outras informações relevantes (como por exemplo o uso de água em máquinas de lavar roupa, o volume de um refrigerador o a temperatura de um congelador) serão fornecidas adicionalmente. A etiqueta Inmetro pode ser encontrada no exterior da maior parte dos eletrodomésticos, incluindo refrigeradores, televisores e lavadoras de roupa. Você provavelmente já viu esse rótulo colorido na hora de comprar um novo produto.

O Selo Procel de Economia de Energia (Selo Procel) comprova a eficiência energética de eletrodomésticos, assim motivando o consumidor a adquirir produtos mais eficientes. O Selo Procel é um instrumento de adesão voluntária que além da eficiência energética, exige critérios adicionais para garantir o melhor desempenho energético do produto ou atender a requisitos ambientais. Cada peça de equipamento elétrico tem suas próprias peculiaridades, como no caso de um refrigerador algumas informações são mais importantes do que para uma televisão. Por esse motivo, os critérios definidos pelo Procel são diferentes para cada categoria. O Selo Procel é uma ferramenta simples e eficaz que permite orientar o consumidor na hora da compra. Indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Por isso, o selo é uma garantia da qualidade do eletrodoméstico que você está comprando.

Portanto, enquanto o Inmetro define as classificações de consumo de energia por categoria de produtos (faixas de A à G), o Selo Procel indica os produtos que possuem melhor eficiência energética.

Além da classificação do Inmetro e do Selo Procel, a plataforma Topten.eco.br vai um passo além.

Mas o que é a Topten? É uma plataforma inovadora online que analisa a eficiência energética de produtos eletrodomésticos da classe A. Topten.eco.br lista os produtos mais eficientes de cada categoria de produto e apresenta diferentes modelos, cores e tipos de produtos para que o consumidor possa escolher. Hoje, grande parte dos produtos no mercado brasileiro está na categoria A. Os produtos dentro da Classe A apresentam diferenças no consumo de energia de até 40%. Por isso, muitas vezes é difícil para o consumidor encontrar os mais eficientes mesmo dentro desta classe.

Topten.eco.br é um grande apoio aqui. É uma ferramenta adicional que analisa e diferencia os produtos de acordo com a eficiência energética. Na plataforma, os melhores produtos são encontrados de acordo com critérios de seleção claros e estritos.

Isso ajuda o consumidor realizar uma compra com maior consciência ambiental.

Ao adquirir um novo eletrodoméstico, procure sempre pelo selo Procel, etiqueta Inmetro e não esqueça de consultar a plataforma Topten.eco.br.

Opte por eficiência energética na hora de escolher um produto que contribua para o consumo sustentável de energia!


Etiqueta Inmetro


Selo Procel


Para mais informações consulte:

INMETRO - http://www.inmetro.gov.br/consumidor/regEspecifico.asp

PROCEL - http://www.procelinfo.com.br/main.asp

Produtos em destaque