Freezers, frigobares e micro-ondas: onde encontrar os modelos mais eficientes do mercado

  • Por Yuri Vandresen
  • Publicado 3 anos atrás

Freezers, frigobares e micro-ondas: onde encontrar os modelos mais eficientes do mercado

As altas recentes das tarifas de energia elétrica acenderam um sinal de alerta no bolso de todos nós brasileiros. Fazer um bom uso desse recurso tão importante nos dias de hoje é essencial, não só para nossa saúde financeira como também pensando na preservação do meio ambiente. O gráfico da ANEEL abaixo mostra a escalada dos preços de energia para as residências:


Desta forma, é importante buscarmos as maneiras mais eficazes de reduzir os custos com energia elétrica nas nossas residências. Uma dica fundamental é fazer bom uso dos seus equipamentos, seguindo as recomendações dos fabricantes e evitando mantê-los ligados quando seu uso não é mais necessário. Outra estratégia é planejar a troca destes equipamentos eletrodomésticos por modelos mais eficientes.

Pensando em auxiliar o consumidor na hora da escolha dos modelos mais eficiente na hora da compra, a plataforma Topten.eco.br acaba de adicionar ao site três novas categorias de produtos: micro-ondas, freezer e frigobar. Além dessas, as categorias de máquinas de lavar, geladeiras e televisores estão atualizadas segundo os dados mais recentes do INMETRO e Procel.

A Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos Elétricos na Classe Residencial realizada pelo Procel em 2019 mostrou que cerca de 47% dos mais de 72 milhões de domicílios brasileiros possuem ao menos um aparelho de micro-ondas. O freezer está presente em mais de 16% das residências. O frigobar está presente em cerca de 1% dos 98% de domicílios que possuem ao menos um refrigerador. É um número muito significativo de aparelhos em funcionamento diário nas casas de milhões de brasileiros.


A troca de equipamentos mais antigos e menos eficientes por modelos mais recentes e com melhores índices de eficiência energética na classificação do INMETRO tem um impacto significativo na redução do consumo de energia. Os fornos de micro-ondas com nível de eficiência A, por exemplo, são no mínimo 10% mais eficientes3 que os da categoria mais baixa na escala. No caso dos frigobares, a diferença no índice de eficiência energética entre as categorias A e G chega a ultrapassar os 60%.

Em resumo, planejar a compra de eletrodomésticos que façam um uso mais eficiente da energia elétrica, juntamente com a adoção de hábitos de consumo mais consciente são estratégias de sucesso na redução da conta de energia. Além disso, ao reduzir o consumo de energia elétrica você também contribui para a preservação do meio ambiente, pois evita a emissão de gases do efeito estufa associados à geração dessa energia.


Fontes:

Produtos em destaque