O que é eficiência energética?

  • Por Fernanda Coletti
  • Publicado 5 anos atrás

A eficiência energética é definida conceitualmente como a energia gasta por um determinado equipamento ou sistema para atingir um determinado resultado, sendo que nessa conversão ocorre perdas de energia como, por exemplo, para a iluminar um local ou movimentar uma determinada peça, uma parte dessa energia sempre é perdida para o meio ambiente.

Isso significa que um determinado equipamento e/ou sistema pode ser considerado mais eficiente se consumir menos energia para oferecer um determinado resultado.

Escolher um equipamento mais eficiente e que atenda às necessidade do consumidor gera benefícios ambientais, pois será necessário usar menos energia para o seu funcionamento, e econômicos, uma vez que o consumidor irá gastar mensalmente menos comprando esse produto.

Por isso, na plataforma Topten.eco.br apresentamos os valores estimados de consumo de energia dos produtos no longo prazo, o que facilita a informação sobre o custo-benefício dos produtos mais eficientes e a tomada de decisão do consumidor.

Produtos em destaque