Topten.eco.br é oficialmente lançada no Brasil

  • Por Fernanda Coletti
  • Publicado 5 anos atrás

Evento de lançamento

Esta semana realizamos o evento oficial de lançamento da plataforma topten.eco.br (https://topten.eco.br/) em São Paulo, que contou com a presença de parceiros importantes como Panasonic do Brasil, WWF-Brasil, Instituto Akatu, INMETRO e ABINEE, além do Topten International, Chile, Argentina.

O primeiro momento do evento contou com uma apresentação de Eric Bush da Topten International, trazendo os principais avanços da plataforma em diversos países. A plataforma está presente em 16 países europeus, além da China, Chile, Argentina e Brasil.

A plataforma é elaborada respeitando critérios específicos e incluindo produtos de acordo com a realidade de cada país. Na China (http://www.top10.cn/english.html) , por exemplo, um dos produtos de destaque na plataforma são as panelas de arroz, enquanto na Suíça (https://topten.ch/), um item muito consultado é a máquina de café, explica Eric Bush da Topten International.

No Chile (https://top-ten.cl/) e na Argentina (https://toptenargentina.org/) a plataforma foi lançada em 2015 e conta com o apoio do Ministério de Energia de cada país, além da WWF. As plataformas abrangem diversos produtos e categorias e têm mobilizado a indústria a aprimorar cada vez mais a eficiência energética dos produtos.

No Brasil, a plataforma inicia com três categorias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos: refrigeradores, lavadoras de roupa (lava & seca, lavadora automática e tanquinho) e televisores, mas nos próximos meses esta pesquisa será ampliada para ar condicionados e freezers, explica Fernanda Coletti, da BSD Consulting, integrante da equipe Topten.eco.br.

No segundo momento do evento, tivemos a apresentação de Fabián Yaksic, assessor de tecnologia e política industrial, que apresentou a atuação da Abinee para impulsionar a eficiência energética na América Latina. Na sequência, foi realizada uma mesa redonda para discutir a eficiência energética e o papel do consumidor.

Os palestrantes apresentaram que mesmo com os avanços no Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumidor ainda tem dúvidas quanto às informações apresentadas e desconhece que mesmo entre produtos classe A, pode haver diferença de até 40% no consumo de energia.

Além disso, o consumidor percebe pouco seu impacto e poder de influência na tomada de decisão por produtos mais eficientes. Por isso, junto com nossos parceiros, buscaremos por meio da Topten.eco.br empoderar o consumidor para que ele consiga diferenciar os produtos e assim movimentar o mercado por meio da escolha por produtos mais eficientes.






Sobre a Topten.eco.br

Lançada em 2018 no Brasil, a iniciativa está sendo conduzida pela BSD Consulting em parceria com a WWF e a Topten International.

A plataforma avalia a eficiência energética de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e disponibiliza essas informações de forma gratuita e sem necessidade de cadastro para o consumidor.

Os fabricantes que querem colaborar, enviando os dados dos seus produtos para análise da equipe, devem entrar em contato com a Fernanda Coletti ([email protected]) e Marco Perez ([email protected]).


Siga-nos nas redes sociais:

http://www.facebook.com/topten.eco.br

http://www.instagram.com/topten.eco.br

https://topten.eco.br/

Produtos em destaque