Publicações

Manual da Economia de Energia

Um programa de conservação e uso racional de energia consiste em uma série de ações e medidas de caráter técnico, gerencial e comportamental, que visam a diminuir o consumo de energia e buscam a sustentabilidade.

Nesse contexto, torna-se perfeitamente viável economizar energia sem reduzir o conforto, o bem-estar e a segurança da comunidade envolvida. Através das informações e orientações contidas neste manual, será possível implementar medidas de utilização racional de energia, resultando em benefícios à sociedade e ao meio ambiente. Portanto, é muito importante observar a ideia da conservação de energia e passar a utilizá-la de forma inteligente.


Anexos


Resultados PROCEL 2018

O Relatório de Resultados do Procel, lançado em 2018, apresenta os resultados globais e específicos em cada área de atuação do programa, obtidos em 2017.

Anexos


Resultados PROCEL 2017

O Relatório de Resultados do Procel, lançado em 2017, apresenta os resultados globais e específicos em cada área de atuação do programa, obtidos em 2016, bem como os resultados globais alcançados desde que foi instituído.

Anexos


Política de Eficiência Energética no Brasil

O documento apresenta o conceito de eficiência energética, o histórico, políticas e programas de eficiência energética no Brasil com destaque para o Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, criado em 1985

Entende-se por eficiência a implantação de medidas que culminam na redução da energia necessária para atender as demandas da sociedade por serviços de energia. Em síntese, atender às necessidades da economia com menor uso de energia primária e, via de regra, com menor impacto no meio ambiente.

Anexos