Critérios de seleção - Televisores

Televisores no mercado brasileiro

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, o acesso à internet e a substituição de TVs de tubo são crescentes no país. A pesquisa mostrou que mais de 67 milhões de domicílios possuem televisão no Brasil, totalizando mais de 100 milhões de televisores, dos quais 63,4% são de tela fina e 36,6% são de tubo.


Metodologia

Classe de eficiência (desempenho geral): mínimo A. Nas tabelas apresentadas são enumerados os modelos de televisores mais eficientes em termos de consumo de energia disponíveis no mercado brasileiro.

Fontes de informação

Os dados técnicos dos eletrodomésticos presentes nas categorias foram obtidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do INMETRO. Informações adicionais foram identificadas nos sites dos fabricantes.

Ordem de apresentação

Os modelos são apresentados segundo a eficiência energética, calculada a partir do consumo energético por polegada do televisor (kWh ano/ polegada). Esta ordem pode ser alterada caso queira privilegiar outro parâmetro. Basta para isso utilizar os filtros de seleção disponíveis ou digitar o modelo procurado.

Marca e Modelo

As marcas e os modelos são ordenados hierarquicamente na tabela, por ordem crescente de despesa em eletricidade. Pode acontecer que dois ou mais modelos diferentes obtenham classificação igual, devido às características técnicas semelhantes que apresentam, ocupando por isso a mesma posição na tabela.

Preço de compra

A busca pelo preço de compra foi realizada em junho de 2018 e constam as informações disponíveis nos sites dos fabricantes ou em sites de vendas de produtos eletroeletrônicos brasileiros. Em breve as informações serão atualizadas simultaneamente aos sites de venda destes produtos.

Despesa em eletricidade

O custo de eletricidade é calculado para o tempo de vida útil estimado de um aparelho desta natureza (cerca de 10 anos).

Para a determinação do custo em eletricidade foi considerado o consumo energético, indicado na etiqueta energética, para um uso ininterrupto no modo standby e uso diário de 4 horas, média identificada para as residências dos brasileiros.

A tarifa energética adotada tem como base a tarifa média nacional para a classe residencial, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o ano de 2020, sem impostos.

Classe de eficiência energética

A etiqueta energética foi desenvolvida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e contempla uma classificação geral de "A" até "E" para a eficiência energética, lembrando que só foram considerados os produtos com classificação “A”.

Dimensões

Dimensões do aparelho em centímetros de altura (A), largura (L) e profundidade (P). Também inclui, em centímetros, a dimensão diagonal da tela do televisor.

Produtos em destaque

  • SEMP TCL 65" SMART UHD TV 4K
    SEMP TCL 65" SMART UHD TV 4K
    • Energia por mês (kWh): 20.4
    • Energia (kWh/ano): 246.26
    • Eficiência (kWh ano/ polegada): 19
    • Classe de eficiência energética: A
    • Potência Standby: 0.17
    • Potência (W): 170