​Critério de Seleção - Refrigeradores

Refrigeradores no mercado brasileiro

Uma pesquisa realizada pelo Idec em 2013 constatou que eletrodomésticos como fogão, geladeira e lavadora de roupas estão presentes na residência de praticamente todos os consumidores brasileiros[1]. Os dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios mostram que, em 2019, 71 do total de 72,4 milhões de domicílios pesquisados possuiam ao menos um refrigerador [2]. Em termos de eficiência, a Etiqueta Nacionl de Conservação de Energia (ENCE) passou a ser compulsória para refrigeradores a partir de agosto de 2006[3].


Metodologia

Foram selecionadas para análise os refrigerados apresentados pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) como Classe de Eficiência A. Dessa forma, as análises conduzidas pelo Topten Brasil consideraram os modelos mais eficientes de de refrigeradores em termos de consumo de energia disponíveis no mercado brasileiro. Os produtos encontram-se nas subcategorias:

Refrigerador com freezer: é o modelo mais comum e ainda muito procurado. Esse tipo de refrigerador possui espaço interno reduzido, ideal para casais sem filhos ou pra quem mora sozinho ou tem uma cozinha pequena.

Refrigerador Combinado: o refrigerador combinado é duplo, tem duas portas, uma para o freezer e outra para a geladeira. O freezer fica na parte de cima como nos de uma porta, pelo fato de ser separado do restante do refrigerador, conserva melhor os congelados e possui um volume de congelamento maior.

Refrigerador Inverse: o Inverse também tem duas portas, a diferença entre eles é que no Inverse o freezer fica na porta de baixo. Assim fica bem prático pegar os alimentos mais consumidos.

Refrigerador French Door: o freezer fica na parte de baixo, na parte de cima, o refrigerador tem duas portas. Ela se destaca pela facilidade de organização e pelo design diferenciado.

Refrigerador Side by Side: as portas são lado a lado, de um lado geladeira e do outro freezer. Sua grande vantagem é o freezer bem espaçoso.

Frigobar: É um item prático e compacto. Recomendado para ser uma geladeira de apoio para o quarto ou sala, também sendo bastante utilizado em escritórios pequenos.

Fontes de informação

Os dados técnicos dos eletrodomésticos presentes nas categorias foram obtidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do INMETRO e informações adicionais foram obtidas a partir dos sites dos fabricantes.

Ordem de apresentação

Os modelos são apresentados segundo a eficiência energética, calculada a partir do consumo por litro do refrigerador (kWh ano/ litro). Esta ordem pode ser alterada caso queira privilegiar outro parâmetro. Basta para isso utilizar as setas posicionadas antes de cada parâmetro.

Marca e Modelo

As marcas e os modelos são ordenados hierarquicamente na tabela, por ordem crescente de despesa em eletricidade. Pode acontecer que dois ou mais modelos diferentes obtenham classificação igual, devido às características técnicas semelhantes que apresentam, ocupando por isso a mesma posição.

Preço de compra

A busca pelo preço de compra foi realizada em Julho de 2020 e constam as informações disponíveis nos sites dos fábricas ou sites de vendas brasileiros. Em breve as informações serão atualizadas simultaneamente aos sites de venda destes produtos.

Despesa em eletricidade

O custo de eletricidade é calculado para o tempo de vida útil estimado de um aparelho desta natureza (cerca de 10 anos). Para a determinação do custo de eletricidade foi considerado o consumo energético, indicado na etiqueta energética, para um uso ininterrupto, ou seja, 24 horas por dia funcionando. A tarifa energética adotada tem como base o custo médio nacional para a classe residencial no ano de 2020, sem impostos.

Volumes

O volume total e os volumes dos compartimentos de refrigeração e de congelação são expressos em litros e correspondem a volumes úteis.

Classe de eficiência energética

A etiqueta energética foi desenvolvida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e contempla uma classificação geral de "A" até "E" para a eficiência energética, ressaltando que só foram considerados os produtos com classificação “A”.


Dimensões

Dimensões do aparelho são apresentadas em centímetros de altura (A), largura (L) e profundidade (P).



[1] http://www.idec.org.br/uploads/testes_pesquisas/pdfs/market_analysis.pdf

[2] https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101707

[3] http://www.idec.org.br/uploads/revistas_materias/pdfs/2006-10-ed104-capa-eficiencia.pdf

comentários providos por Disqus

Produtos em destaque